PLANO DE INTENÇÃO (exemplo)


1. Título. diferença de prevalência de obesidade nos estudantes do curso de graduação em medicina do sexto ano comparados com aqueles do primeiro ano.

2. Autor. Aldemar Araujo Castro.

3. Instituição. Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Rua Doutor Jorge de Lima 113, 30 andar. Maceió, AL. CEP: 57010-382. Correio eletrônico: aldemararaujocastro@gmail.com; telefone: +82 9982 6032; fac-símile: +82 3326 5210; Lattes: http://lattes.cnpq.br/2259022333178681.

4. Arquivo. http://bit.ly/mpp002b http://goo.gl/WxGXWhttp://goo.gl/v1Y5P 

5. Contexto. A prevalência de obesidade (CID-10: E66) vem aumentando rapidamente no mundo, sendo considerada um importante problema de saúde pública tanto para países desenvolvidos como em desenvolvimento. A obesidade contribuem de forma importante para a carga de doenças crônicas e incapacidades. Além das conseqüências para a saúde, obesidade também acarretam conseqüências socioeconômicas substanciais. Assim, é relevante responder a pergunta de pesquisa: qual a diferença de prevalência de obesidade nos estudantes do curso de graduação em medicina do sexto ano comparados com aqueles do primeiro ano?

6. Objetivo. Determinar a diferença de prevalência de obesidade nos estudantes do curso de graduação em medicina do sexto ano comparados com aqueles do primeiro ano. A hipótese é que a diferença de prevalência de obesidade nos estudantes do curso de graduação em medicina do sexto ano comparados com aqueles do primeiro ano é de 10%.

7. Tipo de estudo. Estudo transversal de prevalência.

8. Local. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Universidade pública, estadual, com cursos de graduação na área da saúde, Maceió, AL).

9. Amostra. Serão incluídos os estudantes dos cursos de graduaçãoSerão excluídos as gestantesaqueles com síndromes clínicas associados à obesidade e aqueles do segundo, terceiro, quarto e quinto anos.

10. Procedimentos. O grupo experimental serão os estudantes do sexto ano. O grupo controle serão os estudantes do primeiro ano.

11. Variáveis. Variável primária: diferença de prevalência da obesidade (sobrepeso e obeso) medida pelo índice de massa corpórea (índice de massa corpórea = peso / estatura2; o peso em quilogramas e a estatura em metros). Variáveis secundárias: prevalência da obesidade no grupo experimental, prevalência da obesidade no grupo controle, peso e estatura. Dados complementares: idade, sexo, curso de graduação, ano no curso de graduação.

12. Método estatístico. tamanho da amostra foi calculado em 81 indivíduos para cada grupo, considerando a proporção no grupo 1 de 40%, a proporção no grupo 2 de 20%, o nível de significância de 5%, o poder do teste de 80%, o teste de hipótese bicaudal. A análise estatística será realizada com o teste do qui-quadrado e calculando o intervalo de confiança de 95% para cada ponto estimado.

13. Descritores. Prevalência. Obesidade. Índice de massa corpórea. Peso corporal. Estatura. Estudantes de ciências da saúde.

14. Fonte de financiamento. Nenhuma.

15. Conflito de interesse. Nenhum (http://bit.ly/aldemarci).