3. Minha Primeira Pesquisa


3.1. Introdução

O programa “minha primeira pesquisa”, (URL: http://www.ecmal.br/ic) é um programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento e administrado diretamente pela UNCISAL. Voltado exclusivamente para o aluno de graduação do primeiro ano e servindo de incentivo à formação de novos alunos para o ProBIC. É uma solução encontrada para atender a demanda destes alunos por atividades de iniciação científica que não vem sendo suprida. Por estarem em um ambiente novo, eles não conhecem nem as pessoas, nem a instituição, o que resulta em uma dificuldade de encontrar orientadores dispostas a os aceitarem para a iniciação científica. Assim eles têm que esperar até segundo ano para iniciarem suas atividades de iniciação científica.

O programa será uma simulação de cada um dos itens que compõem as etapas da pesquisa (quadro 2-2). Desde a elaboração da pergunta da pesquisa até o encaminhamento do artigo original para publicação. Durante cada passo aos alunos terá possibilidade de realizar cada um dos itens, que por ser uma simulação, permitirá a correção à medida que ocorre o desenvolvimento da pesquisa. O que seria impossível, ou causaria um viés, caso a pesquisa fosse real. Toda a turma irá trabalhar como se fosse um único aluno, ou seja, fará o planejamento, a execução e a divulgação de uma mesma pesquisa. Todo o processo será caracterizado pela busca ativa dos alunos do que irão necessitar e pelo acompanhamento das dificuldades encontradas, que devem ser contornadas com a presença do facilitador, que irá otimizar o tempo e as ações a serem implementadas. O programa pretende identificar bons alunos para que realizem nos anos seguintes pesquisas com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. O projeto culmina com a seleção do aluno por um orientador fornecendo retorno imediato ao bolsista, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.

3. Objetivos

3.1. Objetivos Gerais

  1. contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  2. contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio para a admissão ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica (ProBIC).

3.2. Objetivos Específicos

  1. Em relação à instituição:
    1. contribuir para a sistematização e institucionalização da pesquisa;
    2. implementar a política de pesquisa para a iniciação científica;
    3. qualificar os melhores alunos para os programas de iniciação científica;
    4. introduzir e/ou disseminar a pesquisa na graduação;
    5. tornar a instituição mais agressiva e competitiva na construção do saber;
    6. fomentar a interação inter-institucional no âmbito do Programa;
    7. contribuir para a instituição cumprirem sua missão de pesquisa.
  2. Em relação aos alunos:
    1. despertar vocações para a ciência e incentivar talentos potenciais na graduação;
    2. proporcionar a iniciação no método científico mediante simulação de uma pesquisa (planejamento, execução, divulgação);
    3. possibilitar o aumento do número de anos como bolsista no ProBIC;
    4. preparar melhor os alunos para a ProBIC.

3.3. O Programa

3.3.1. Processo de seleção dos alunos

O processo de seleção será simplificado, pois será aberto a todos os alunos matriculados no primeiro ano dos cursos de graduação da UNCISAL, sem nenhum impedimento. 2.5.5 Publicação do edital O início do processo de seleção pressupõe uma ampla divulgação, por meio de edital, das condições e requisitos necessários para os alunos. O edital deve conter os seguintes itens: a) prazo de inscrição; b) requisitos para o aluno; c) prazos do programa; d) condições do programa.

3.3.2. Documentos para os candidatos

a) currículo Lattes, modelo resumido; b) número da matrícula; c) CPF do aluno; d) estar cadastrado no Banco de Contexto Científico e Tecnológico (BCCT) da FAPEAL, disponível em: URL: http://bcct.fapeal.br

3.3.3. Requisitos e Compromissos do bolsista

a) estar motivado para ingressar na carreira científica; b) estar regularmente matriculado no primeiro ano em um dos cursos de graduação da instituição; c) dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, em ritmo compatível com as atividades exigidas pelo curso durante o ano letivo.

3.3.4. Impedimentos para a candidatura do bolsista

Nenhuma
 

3.3.5 Seleção

A ser realizada pelo Comitê Coordenador Publicado o edital e feita as inscrições, o Comitê Coordenador proceder à análise dos processos, bem como eliminar as solicitações que não atendam às exigências mínimas especificadas no edital.
 

3.3.6. Conteúdo do programa

O conteúdo programático, com uma carga-horária de 40 horas, abrange as etapas da pesquisa (quadro 2-2) que serão divididos em 20 aulas. As aulas serão semanais com 120 minutos (intervalo de 10 minutos após cada 50 minutos de aula) de duração. Sempre nas quartas-feiras (dentro do espaço institucional reservado as atividades de iniciação científica), no horário das 13 às 15 horas.
  • Aula 1. Apresentação do cenário clínico e a elaboração da pergunta de pesquisa
  • Aula 2. Redação do plano de intenção
  • Aula 3. Realização da revisão da literatura
  • Aula 4. Realização dos testes de instrumentos e de procedimentos
  • Aula 5. Elaboração do projeto de pesquisa
  • Aula 6. Encaminhamento do projeto de pesquisa ao comitê de ética em pesquisa
  • Aula 7. Realização da pesquisa-piloto Aula 8. Coleta de dados
  • Aula 9. Armazenamento dos dados
  • Aula 10. Tabulação dos dados
  • Aula 11. Elaboração do relatório parcial e encaminhamento
  • Aula 12. Análise dos dados
  • Aula 13. Interpretação dos dados
  • Aula 14. Elaboração do relatório final e encaminhamento
  • Aula 15. Preparação e apresentação do tema no formato de pôster
  • Aula 16. Preparação e apresentação do tema livre no formato oral
  • Aula 17. Preparação do artigo científico
  • Aula 18. Encaminhamento do artigo original para a publicação
  • Aula 19. Visão geral da iniciação científica na UNCISAL
  • Aula 20. Avaliação e premiações

3.3.7. Processo de avaliação e premiação

3.3.7.1 Atividades

No decorrer do programa, os alunos serão avaliados por seus méritos com dois instrumentos serão utilizados:

  1. a produção de vários itens (peso 6):
    1. a elaboração do seu plano de intenção;
    2. a elaboração do termo de consentimento livre e esclarecido;
    3. a elaboração dos resultados e da discussão do relatório final;
    4. a elaboração e a apresentação do tema livre (pôster);
    5. a elaboração e a apresentação do tema livre (oral);
    6. a elaboração do artigo original.
  2. a realização de uma prova no final do programa (com peso 4).

3.3.7.2 Freqüência

Para completar o programa será necessária a freqüência às aulas igual ou superior a 75% para o aluno ser aprovado.

2.5.11.3 Certificado e Premiação Os alunos com freqüência às aulas, igual ou superior a 75% e rendimento nos atividades classificados como ótimo (>8 até 10) e bom (>6 até 8), receberão um certificado de participação com a carga horária do programa. Os melhores alunos (melhores notas) ganharão um prêmio a ser definido no edital e serão selecionados para um projeto real com um orientador com título de doutor, fornecendo assim um retorno imediato ao aluno, com vistas à continuidade de sua formação. Será selecionado um aluno a cada 10 alunos que completarem o programa, ou no máximo, cinco.

 

3.4. Próximo passo: Minha Primeira Patente e Minha Primeira Empresa

O programa “Minha Primeira Pesquisa” constitui um ambiente controlado que proporciona aos participantes a oportunidade de percorrer todas as etapas e processos envolvidos na realização de uma pesquisa. Este programa está intimamente relacionado à atividade de pesquisa, à propriedade intelectual e ao empreendedorismo. Além disso, foram planejados outros dois programas complementares: “Minha Primeira Patente”, destinado a familiarizar o estudante com o universo da propriedade intelectual e desenvolver competências necessárias para a criação de patentes, e “Minha Primeira Empresa”, que oferece aos alunos a vivência simulada e controlada de todas as etapas e procedimentos para estabelecer e operar uma empresa júnior dentro de um ambiente de incubadora, visando seu crescimento e funcionamento adequado. Esses programas têm como objetivo proporcionar aos participantes uma imersão prática e progressiva em atividades relacionadas à pesquisa, propriedade intelectual e empreendedorismo, visando a formação de competências essenciais nesses campos.